21 de abr de 2009

AGENDA CULTURAL


Documentário sobre Paulo Whigth

"Paulo Companheiro João", documentário de 55 minutos dirigido por Iur Gomes, será exibido e debatido à partir das 18 horas do próximo sábado (25.4) no Museu da Escola Catarinense (antiga FAED/Udesc), na rua Saldanha Marinho, 196, Centro.

O documentário aborda a trajetória do ex-deputado catarinense Paulo Stuart Whigth, no contexto da repressão civil-militar das décadas 1960 e 1970. Paulo (codinome João) luta contra o regime totalitário e torna-se mais um fugitivo político. Militante da Ação Popular (AP) e atuando na clandestinidade, foi visto pela última vez em 1973 em São Paulo, sendo um dos desaparecidos durante a ditadura.

A iniciativa do projeto Cinearth no Museu inclui um debate após a projeção do documentário, com a participação do diretor Iur Gomes e do jornalista e historiador Celso Martins (titular do Sambaqui na rede). Entrada franca.

*

Mostra do cinema catarinense

Alguns dos principais filmes produzidos em Santa Catarina nos primeiros anos do século 21 serão exibidos gratuitamente entre os dias 22 e 30 desse mes no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro Integrado de Cultura (CIC). A “Mostra de Cinema Catarinense” reúne 17 obras premiadas e frutos de editais de incentivo da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) nos anos de 2001, 2002 e 2006. Entre eles os longas “Seo Chico – Um Retrato”, de José Rafael Mamigonian, e “Doce de Coco”, de Penna Filho, e o média-metragem “Maciço”, de Pedro MC. Também serão realizadas duas sessões para crianças, com “Aventuras na Ilha da Magia”, de Rubens Belli. Veja a programação.


Destaque para o documentário “Modernos do Sul” (52'), com direção e roteiro da jornalista Kátia Klock, que será exibido no dia 23.4 (próxima quinta-feira), às 14 horas. O trabalho retrata o movimento de intelectuais do Grupo Sul, ativo entre 1947 e 1958 em Florianópolis, contado por mais de 20 entrevistados - integrantes, simpatizantes e pesquisadores do tema. Programação completa.

*

Elias Andrade na UFSC

Elias (Índio) Andrade é um dos 14 artistas plásticos de Florianópolis que apoiam o Movimento de Conscientização: Doação de Órgãos, com uma exposição de seus trabalhos no hall da reitoria da UFSC. As obras especialmente produzidas para o evento (pintura, colagem, arte digital e objeto) podem ser vistas até o dia 30.4, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Entrada gratuita. Além de Índio, estão presentes os artistas Anderson Rodrigues, Dirce Korbes, Hugo Rubilar, Ivan de Sá, Juliana Hoffman, Kuke Castiñeras, Locatelli, Luciano Martins, Marco Figueiredo, Marinela Goulart, Oscar Miletti, Paulo Gôvea e Sol Jará.

*

Obra completa dos Beatles

Ringo Starr, George Harrison, Paul McCartney
e John Lennon. Liverpool (Inglaterra), 1964.
Foto: John Dominis. Acervo: Times/Google.

Toda a produção da lendária banda inglesa está disponível na rede. Confira.

*

Galinhada dos jornalistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário