29 de dez. de 2008

Gaza: as imagens do massacre

Foto: Welt Online (Alemanha)


É possível que nesse momento as forças de Israel estejam chegando por terra à cidade de Gaza, na Palestina (Oriente Médio), na fronteira com Egito e completamente cercada geográfica e militarmente pelos israelenses. É certo que o Hamas dominante na Faixa de Faza andou "inticando" com Israel, como se diz por aqui, ou provocando com vara curta, segundo outra tirada local. Jogou foguetes Grad de 122mm que, quando muito, alcançam 30 quilômetros, com baixo poder de destruição.

Welt Online (Alemanha)

Ou seja, se ele fosse disparado do Centro de Florianópolis, chegaria quando muito até a região da Cachoeira do Bom Jesus e praia do Moçambique, sem atingir o Santinho ou a Caieira da Barra Sul e outras áreas. Os israelenses atacaram no último dia 27 com modernos caças F-35, adquiridos recentemente dos EUA. São aviões com capacidade de se tornar "invisíveis" aos radares inimigos ou realizar decolagem vertical, com alto poder de fogo. No popular se diria que estão usando marretas para abater pernilongos.


Particularmente gostaria de continuar mostrando fotos de Sambaqui, seguir com o ensaio na Barra da Lagoa ou iniciar a série do último sábado na Lagoinha do Leste, via trilha que parte da praia do Matadeiro. Entretanto, o drama vivido pelos palestinos em Gaza pode ser ampliado a qualquer momento. Não se trata de apenas mais uma etapa no prolongado conflito envolvendo os moradores da Palestina ocupada contra os israelenses ocupantes. Estamos presenciando pela TV e acompanhando pela Internet o extermínio de centenas de pessoas, número que tende a chegar aos milhares. O momento foi bem calculado: entre as festas de fim de ano no Ocidente e a troca de comando nos EUA.

Foto: Al Jazeera.

Outras fotos nos seguintes endereços: El Pais e El Mundo (Espanha) e O Globo e Estado de São Paulo (Brasil). Veja tambem dezenas de vídeos produzidos pela Al Jazeera.


Aproveite e leia o texto "Se Gaza cair...", escrito por Sara Roy no útimo dia 28, nas versões em português (Centro de Mídia Independente) e no original em inglês (London Review of Books).



Um comentário:

  1. sou o pai dessa linda menina encantadora
    fico contente dessa imagem linda tirada por um
    proficional de sambaqui........

    ResponderExcluir