31 de mar. de 2009

Jornalistas estão mobilizados
Defesa do diploma e regulamentação profissional




Um ato público dos jornalistas catarinenses amanhã (1º de abril), às 14h, em frente ao Tribunal Regional Federal (TRF), em Florianópolis, é uma das várias manifestações no Estado em defesa do diploma e da regulamentação profissional. Nesse horário, estará sendo julgado no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, o recurso extraordinário contra a exigência da formação específica para o exercício do jornalismo. Desde a semana passada que o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina promove e participa da programação pública em defesa da formação e da regulamentação.

Ainda na Capital, hoje (31), no auditório da Fecesc, em Florianópolis, o SJSC promove, às 19h, debate sobre a regulamentação e lançamento do livro “Formação Superior em Jornalismo - Uma Exigência que Interessa á Sociedade”, com presenças de organizadores e autores de textos. Ontem, dia 30, o Sindicato participou da comemoração dos 30 anos do Curso de Jornalismo da UFSC. Antes disso, no dia 25, ocorreu uma assembléia extraordinária que debateu recomendações para as novas propostas curriculares, já enviadas pela Direção do SJSC à Comissão de Especialistas do MEC.

Leia abaixo a programação nas demais cidades:

Blumenau
Os dirigentes Aristheu Formiga e Fernando Arteche Hamilton fazem panfletagem amanhã (1.4) nas escadarias da Catedral, na rua XV de Novembro. Ontem (30) houve debate sobre diploma e regulamentação no curso de jornalismo da Sociesc/IBES.

Chapecó
O curso de jornalismo da Unochapecó realizou hoje (31) panfletagem na universidade, antes do início e no intervalo das aulas. A manifestação será filmada e postada no You Tube.

Concórdia
Amanhã (1º) jornalistas, professores e estudantes usam camisetas pretas para protestar contra a ameaça à profissão. O ato será na Praça Dogello Goss, no centro, às 17h.

Criciúma
Profissionais, professores e estudantes reúnem-se hoje (31) no auditório dois da SATC, às 19h, para protestar em favor da necessidade da formação superior específica e do diploma para o exercício da profissão de jornalista. A manifestação em Criciúma é um movimento do SJSC em parceria com o curso de jornalismo das faculdades SATC e os profissionais da área. O grupo discute hoje também quais atividades serão realizadas amanhã na cidade.

Itajaí
Hoje (31), 19h, na Univali, o diretor Felipe Damo conversa com os estudantes e realiza panfletagem.

Joinville
Os diretores Hilton Maurente e Marlise Groth reúnem-se hoje à noite (31) com 100 alunos do curso de jornalismo do IELUSC para debater sobre o diploma e regulamentação.

São Miguel do Oeste
Debate hoje à noite (31) com as turmas do curso de Jornalismo da Unoesc - Campus São Miguel do Oeste.

Tubarão
Mobilização no curso de jornalismo da Unisul, discussão sobre a questão em sala de aula e movimentação na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário