9 de mar. de 2009

Casan anuncia mudança de "paradigma"

Cezar de Luca, diretor de Operações da Casan, recebe moradores.

A Casan está disposta a mudar o paradigma do saneamento básico em Florianópolis, abandonando as baías Norte e Sul como corpos receptores do esgoto tratado e se voltando para o oceano. Esse foi o teor da conversa mantida hoje de manhã com o diretor de Operação da empresa, Cezar de Luca, que atendeu pedido de reunião da Associação de Bairro de Sambaqui (ABS). Também participaram do encontro representantes do Conselho Comunitário da Barra do Sambaqui e do movimento Esgoto no Mangue, Não!.

"Historicamente", assinalou Cezar de Luca, "as baías receberam os dejetos e lixos descartados pela população", desde o tempo do despejo de recipientes, passando pelo primeiro sistema de tratamento de esgotos no início do século 20 para chegar na ETE instalada na entrada da cidade. "Estamos dispostos a mudar essa mentalidade, esse paradigma, passando a ter o oceano como corpo receptor", afirmou. Concretamente, ele informou que a Casan está disposta a coletar os esgotos do norte da Ilha, a partir de Cacupé, conduzir até Ingleses e de lá, via emissário submarino, lançar os efluentes em alto mar.

A conversa durou quase duas horas e, ao final, ficou a sensação de que o diretor de Operações da Casan tentou apenas se recompor com a comunidade. Como se diz popularmente, ele saiu com o "filme queimado" da audiência pública do dia 27 de fevereiro último. Os detalhes do que foi conversado serão transmitidos e debatidos durante a assembléia geral extraordinária do Conselho Comunitário da Barra do Sambaqui marcada para amanhã (terça-feira, 10.3), às 20 horas, no salão paroquial da Capela de São Sebastião. Na pauta, também estará o encontro de sexta-feira com dirigentes da secretaria municipal de Habitação e Urbanismo.


Em defesa do Pontal de Jurerê

"Esgoto sim. Destruição do Pontal de Jurerê não" é o nome do movimento criado na noite do último sábado (7.3), durante encontro na Capela da Sagrada Face, com a presença de cerca de 50 moradores. Eles voltam a se encontrar ao longo da semana para definir as formas de mobilização. Mesmo que a estação de tratamento de esgotos do sistema de Santo Antônio de Lisboa não seja construída na Barra do Sambaqui, a praia do Pontal (Daniela) continuará ameaçada.
Contatos: ccpontal@ig.com.br ou cidadaniaresponsavel@yahoo.com.br.


Grande ato dia 12, quinta-feira

Dia 12, quinta-feira, às 16 horas, Ato Nacional Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais e em Solidariedade à APRASC (Associação dos Praças de Santa Catarina).

O evento, que acontece na praça Tancredo Neves (antiga praça da Bandeira), está sendo convocado pelas seguintes entidades:

ANDES – Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior. ANASPRA – Associação Nacional dos Praças. ADESSC – Associação dos Docentes de Ensino Superior de Santa Catarina. AFALESC – Associação dos Funcionários da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. APRASC – Associação dos Praças de Santa Catarina CONLUTAS – Coordenação Nacional de Lutas. CP – Consulta Popular. CUT – Central Única dos Trabalhadores. DCE Luiz Travassos – Diretório Central dos Estudantes da UFSC. INTERSINDICAL. MEFPSC – Movimento das Esposas e Familiares dos Praças de Santa Catarina. MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. MDH – Memorial de Direitos Humanos – SC. MOVIMENTO ECOLÓGICO – Florianópolis. MPL – Movimento Passe Livre – Florianópolis. MUCAP – Movimento Unificado Contra as Privatizações. MUP – Movimento por uma Universidade Popular. NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores. CCLCP – Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes. JA – Juventude Avançando MAS – Movimento Avançando ao Socialismo. PCB – Partido Comunista Brasileiro. PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados. PT – Partido dos Trabalhadores de SC. SEEB – Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região. SINDALESC – Sindicato dos Servidores da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. SINTESPE – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Santa Catarina. SINDASPI – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de SC. SINDPD – Sindicato dos Empregados em Empresas de Processamento de Dados de SC. SINERGIA – Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região. SINDSAÚDE – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde Privado e Público Estadual – SC. SINDPREVS – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina. SINTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina. SINTRAJUSC – Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina. SINTRASEM – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis. SINTRATURB – Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano e Rodoviário. SINTUFSC – Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina. TV FLORIPA. UJC – União da Juventude Comunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário