19 de mar. de 2009

Catedral Metropolitana reabre domingo


A Catedral Metropolitana de Florianópolis será reinaugurada festivamente no próximo domingo, 22.3.2009, depois de passar por uma rigorosa restauração. Tudo vai começar com uma missa às 19 horas, celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Murilo Krieger.

Depois serão ouvidos pronunciamentos das autoridades presentes, seguindo-se a inauguração da iluminação externa da Catedral, queima de fogos e as apresentações do coral de 500 vozes e do Bolshoi de Joinville.

Todo o esforço de recuperação do principal templo católico de Santa Catarina tem um nome: padre Francisco de Assis Wloch (padre Chico), pároco e reitor da Catedral.

Abaixo alguns momentos da segunda etapa da restauração.
















SAIBA MAIS SOBRE A CATEDRAL



1907

1920

1651
Existem registros da existência de uma capela.

1673
Início do povoamento definitivo de Florianópolis.

1679
Francisco Dias Velho manda erguer uma Igreja em honra a Nossa Senhora do Desterro.

1748
Provisão do Conselho Ultramarino de 17 de julho de 1748, expedida ao governador, brigadeiro José da Silva Paes, manda construir a Igreja Matriz da Paróquia.

1753
Lançada a pedra fundamental do novo templo, com base num projeto do próprio Brigadeiro Silva Paes (também arquiteto).

1897
Instalada na torre da Matriz um relógio vindo da Alemanha.

30 de maio de 1902
É benta a peça Fuga para o Egito, entalhada à mão em peça única pelo artista tirolês Demetz Groeden.

18 de janeiro de 1903
Inaugurados os quadros da Via Sacra, cujas estampas também foram trazidas da Alemanha.

1922
A Catedral passa por uma grande reforma e ampliação, sendo construídas as duas torres e o transepto. No dia 25 de novembro, durante a festa de Santa Catarina, foram bentos os sinos encomendados por dom Joaquim Domingues de Oliveira, na Alemanha - um conjunto harmonioso, pesando o maior 2.055 quilos, perfazendo todo o carrilhão, um total de 5.338 quilos, na época o maior conjunto de sinos da América do Sul.


Fonte: Site da Catedral Metropolitana de Florianópolis (http://cat.arquifloripa.org.br/). As fotos antigas são do site do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (www.ihgsc.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário