30 de mar. de 2009

As novidades anunciadas pela Casan


Texto encaminhado ao Sambaqui na rede por Ralf Wagner, membro do Conselho Municipal de Saneamento e residente na Barra do Sambaqui.

"INFORME
Mudança de paradigma

TRATAMENTO DE ESGOTO - Ontem e Hoje

Quinta (26.3), reunião do Conselho Municipal de Saneamento, na sede regional da Casan (Estreito), às 16 horas. Presentes todos os membro do conselho. O Sr. Cezar de Luca apresentou o projeto original para tratamento de esgoto de Santo Antônio de Lisboa. Após isso ele argumentou que aconteceram mudanças por quatro motivos.

1 - Os órgão ambientais que já haviam aprovado o projeto recuaram argumentando a ineficiência do mesmo.

2 - A população não aceitou o projeto entendendo que poluiria o meio ambiente.

3 - O lugar não é adequado.

4 - Para proteger as baías Norte e Sul de poluentes e desenvolvendo um projeto no Continente, todo o esgoto gerado e pré tratado para enviado alto mar.

Solução apresentada:

Serão feitos três emissários: Ingleses, Campeche e Lagoa de Conceição. A rede começará no distrito de Santo Antônio, depois João Paulo, Saco Grande, Centro, Ribeirão da Ilha e levará o esgoto bruto até o Campeche onde será feito um pré tratamento e enviado via emissário submarino para alto mar.

O EIA RIMA já se encontra nas mão da Fatma para aprovação, após isso será feita uma audiência pública, sem local definido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário