1 de fev. de 2009

9ª Caminhada do Farol - Primeiro momento

Praia do Mar Grosso, principal balneário de Laguna-SC.

Saida às 7h30 da praia do Mar Grosso com destino ao Farol de Santa Marta, passando pelo canal da Barra, Ponta da Barra, praias do Gravatá, Manélome, Teresa, ponta da Ilhota, Galheta e a extensa praia Grande ao longo de aproximadamente 20 quilometros. Esse foi o roteiro da 9ª Caminhada do Farol, realizada no último sábado (31.1) com a participação de aproximadamente 170 pessoas, chegando ao destino pouco antes das 16 horas.

A iniciativa foi do casal Sidnei e Lica Soares. Eles realizaram sozinhos a primeira caminhada em 2001. A iniciativa chamou a atenção e aos poucos a quantidade de caminhantes foi crescendo. Em 2007 foram 140 participantes. No ano passado o número diminuiu devido a um forte temporal - 80 presenças. "São pessoas que gostam de caminhadas e da natureza", explica Sid.

A partir de agora faremos um total de oito postagens mostrando os principais momentos da 9ª Caminhada do Farol. Aliás, a comunidade do Farol de Santa Marta prepara a festa de seu centenário - em 1º de maio de 1909, o pescador Eliziário Patrício se instalou no local com a canoa Anarosa e um punhado de camaradas para a pesca anual da tainha, nunca mais deixando o local. O repórter-cinematográfico Marco Nascimento gravou a caminhada em vídeo, cujas cenas vão ser usadas num documentário sobre os 100 anos do surgimento da comunidade do Farol.

Uma espessa camada de neblina dominou a
paisagem nas primeiras horas da manhã.



Com a praia ainda vazia, alguns pescadores lançam sua tarrafas.



Travessia do canal da Barra.


Concentração na Ponta da Barra.

Sidnei Soares passa as insttruções da caminhada.



E lá se vão os caminhantes, muitos achando que ia ser fácil...

3 comentários:

  1. Ola. Estou passando para convidar para conferir a postagem desta semana: Inovar: O grande X da questão. E Estamos participando do 1º Concurso BR-Infor-Blog, e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
    Sua visita será um grande prazer para nós.
    Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
    Atenciosamente,
    Sebastião Santos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sid e Lica Soares, tudo bem? Com (SER)teza que sim. Brilhante idéia e coordenação que não deixa nada a desejar. Permitam-me: Nesta Terra eu nasci/ nesta Terra eu me criei/ nesta Terra eu fui feliz/ muito mais do que pensei.Nesta Terra eu aprendi/ tudo que hoje eu sei/ nesta Terra eu fui feliz muito mais do que pensei.Hoje trago na lembrança/ saudade de todos que por lá deixei.Conheci toda cidade/ percorri cada cantinho/ com olhar doce e sereno/ da inocência de um menino. Eu nasci no Magalhães/ pela pracinha andei também/ pelas ruas caminhei/ pelas PRAIAS mergulhei/ mas foi lá na Pedra do Frade/ que observei a imensidão/ de um Mar Azul tão diferente/ que virei só EMOÇÃO. Assumo aqui o compromisso/ do POETA PENSADOR/ de cantar e levar a minha Terra pelos lugares que eu for. Teu passado Laguna/ é PATRIMONIO/ que o presente esqueceu/ resgatar é compromisso/ junto a Ti aos filhos Teus. Oh Laguna Terra Amada/ tua história sem igual/ teu passado é nosso Glória/ é o nosso Pedestal. Meio século se passou/ nosso sangue derramando/ irmãos praticando exodo/ nossa mãe aqui chorando. É uma preço muito carro/ por que isso acontece? Se o passado é Galhardo/ ah, o presente entristece. (...)
    Parte da minha obra musical: Nesta Terra!

    Simplesmente Poeta o Poeta do SER!
    Ge da Dona Maninha e do Seu Presalino
    Alí, alí do Magalhães da Lagunaaa! (48) 9983-3696 - site: www.simplesmentepoeta.com.br
    geraldo@simplesmentepoeta.com.br

    et.: Quando me vi/ me perguntei: cade, cade o siri/ cade as calças curtas/ cade/cade a peteca/ cade o pião/ cade a bolinha de gude/ cade o bilboque/ cade a tua boneca/ cade a corda de pular/ as cinco marias/ cade/ cade aquela menina inocente/ aquele menino inocente/ que um dia habitou em ti em mim/ cade? E eu/ com o rosto todo molhado/ todo respingado/ aqui em Floripa/ da água do Mar Grosso da Laguna/ que olhava pra mim. Cade? Cade? Cade?

    Saudade/ suspiro fundo/ e os vejo com nitidez impar!

    ResponderExcluir
  3. A 12ºCaminhada do Farol aconteceu sábado dia 28/01/2012 - O dia estava maravilhoso.
    Estivemos em 150 pessoas que tiveram a oportunidade de comtemplar todas aquelas belezas desta região privilegiada pela Natureza deslumbrante.

    ResponderExcluir