30 de jan de 2009

CARTA À POPULAÇÃO

SAÚDE PÚBLICA EM RISCO:
PERIGO AMBIENTAL E SANITÁRIO


VOCÊ SABIA?

-Que a CASAN, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e o Governo Estadual de SC pretendem implantar uma Estação de Tratamento de Esgoto na Barra do Sambaqui, sobre o mangue, próximo à Estação Ecológica de Carijós e Baía da Daniela? No entanto, a Barra do Sambaqui não será beneficiada pelo tratamento do esgoto.

-Que, devido à sua localização, esta ETE poluirá o Rio Veríssimo, área de melhor qualidade ambiental do entorno da ESEC – Estação Ecológica de Carijós, acarretando danos irreversíveis a todo ecossistema da região: ESEC, Jurerê, Jurerê Internacional, Daniela, Barra do Sambaqui, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Cacupé)?

-Que em desrespeito ao Estatuto das Cidades que prevê que toda obra de impacto deve ser discutida com a comunidade, a CASAN negou-se a apresentar o projeto e as licenças ambientais à comunidade e realizou, em conjunto com a Prefeitura Municipal e o Governo Estadual o lançamento oficial das obras da ETE na Barra do Sambaqui?

-Que em sua campanha política o prefeito Dário Berger prometeu à população da Barra do Sambaqui medidas de melhoria da qualidade de vida neste bairro, que juntamente com a Tapera, apresenta o menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano da Capital. Disse o então candidato: “trarei dignidade, vocês sentirão orgulho de morar aqui”. Por que então a Barra do Sambaqui não será beneficiada pelo tratamento do esgoto?

-Que segundo o DC de 15/09/08, a CASAN foi multada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente em R$ 1 milhão por reincidência em lançamento de esgoto sem prévio tratamento nas águas da Baía Norte? Contraponto do presidente da CASAN: “O presidente da CASAN, Walmor de Luca, considerou a multa sem sentido e afirmou que a empresa vai recorrer. Argumentou que o contrato obriga a companhia a fornecer água, mas estabelece coleta de esgoto somente quando for viável economicamente. Ele justificou que o elevatório é um mal necessário e passível de problemas.”

PODEMOS ENTÃO CONFIAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM UMA ÁREA TÃO SENSÍVEL?

ESGOTO NO MANGUE NÃO!

MOVIMENTO ESGOTO NO MANGUE NÃO!
CONSELHO COMUNITÁRIO DA BARRA DO SAMBAQUI - CCBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário